FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO
ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS
OBJETIVOS
- Conhecer como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, a partir das perspectivas Piagetiana e Vygotskiana;
- Reconhecer a importância da aprendizagem significativa, bem como as modalidades de aprendizagem e as estratégias para intervir no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
- Vivenciar situações práticas de análise de seqüência didática, considerado a flexibilização.
CONTEÚDOS
- O processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, a partir das bases epistemológicas das teorias de Piaget e Vygotsky;
- A aprendizagem significativa e as modalidades de aprendizagem;
- Estratégias de intervenção para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual;
- Análise da seqüência didática sob a perspectiva da flexibilização.
TEMÁTICAS
- Desenvolvimento e Aprendizagem: deficiência intelectual sob a ótica de Piaget e Vygotsky.
- Aprendizagem Significativa e as Estratégias de Intervenção para a aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual.
- Trabalhando a Flexibilização: uma proposta a partir do trabalho com seqüência didática.
CALENDÁRIO DAS TURMAS
Turma I - 13 a 16 de outubro de 2009.
Turma II - 27 a 30 de outubro de 2009.
Local: Auditório da Prefeitura de Rio Branco - Centro
Horário: 18h às 21h
Nenhum comentário:
Postar um comentário