sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AGENDA MÓDULO IV


FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO
ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS

OBJETIVOS
  • Conhecer como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, a partir das perspectivas Piagetiana e Vygotskiana;
  • Reconhecer a importância da aprendizagem significativa, bem como as modalidades de aprendizagem e as estratégias para intervir no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
  • Vivenciar situações práticas de análise de seqüência didática, considerado a flexibilização.

CONTEÚDOS
  • O processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, a partir das bases epistemológicas das teorias de Piaget e Vygotsky;
  • A aprendizagem significativa e as modalidades de aprendizagem;
  • Estratégias de intervenção para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual;
  • Análise da seqüência didática sob a perspectiva da flexibilização.

TEMÁTICAS
  • Desenvolvimento e Aprendizagem: deficiência intelectual sob a ótica de Piaget e Vygotsky.
  • Aprendizagem Significativa e as Estratégias de Intervenção para a aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual.
  • Trabalhando a Flexibilização: uma proposta a partir do trabalho com seqüência didática.

CALENDÁRIO DAS TURMAS

Turma I - 13 a 16 de outubro de 2009.
Turma II - 27 a 30 de outubro de 2009.
Local: Auditório da Prefeitura de Rio Branco - Centro
Horário: 18h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário